Como fizemos o teste

Teste: confira o que foi considerando na avaliação do arroz

02 março 2020

Veja, aqui, todos os parâmetros que nos ajudaram a chegar aos resultados de nosso teste com arrozes.

As principais marcas de Arroz Branco Beneficiado Polido Tipo 1 disponíveis no mercado foram compradas anonimamente nas lojas. Nós não aceitamos amostras grátis de fabricantes.

Os laboratórios que fazem as análises são acreditados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Para manter a independência de nossos testes, não revelamos seus nomes. Baseamos o teste nas normas nacionais que melhor retratam os interesses do consumidor, e utilizamos as seguintes avaliações:

 

1.      Rotulagem

Verificamos se os rótulos continham todas as informações exigidas pela legislação, além de outros dados importantes para sanar as dúvidas do consumidor;

 

2.      Classificação vegetal

Verificamos se os fabricantes informam corretamente em seus rótulos a qualidade do seu produto.

 

3.      Teste de cocção

 Avaliamos se os arrozes cozinham no tempo adequado e se possuem bom rendimento.

 

4.      Higiene

Avaliamos se os arrozes apresentavam algum tipo de bactérias, como Bacillus cereus, Salmonella spp, coliformes termotolerantes e sujidades (fragmentos de insetos, pelos de roedores, entre outros).

 

5.      Análises físico-químicas

Avaliamos a umidade, cinzas, aflatoxinas (B1, B2, G1, G2), ocratoxina A, desoxinivalenol, zearalenona, arsênio, chumbo,  cádmio e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos.

 

6. Analise Sensorial

Realizada com provadores treinados que avaliaram os atributos aparência, aroma, textura, sabor e cor das diferentes marcas de arroz branco